Um detergente é um surfactante ou uma mistura de surfactantes com propriedades de limpeza em soluções diluídas. Essas substâncias são geralmente alquilbenzenossulfonatos, uma família de compostos semelhantes ao sabão, porém mais eficientes, pois os detergentes são mais solúveis em água dura (água com alta concentração de íons Cálcio e Magnésio) que os sabões.

 

Os detergentes são classificados dependendo da carga elétrica dos surfactantes.

 

  • Detergentes aniônicos

Os detergentes aniônicos típicos são alquilbenzenossulfonato. A porção alquilbenzeno desses ânions é lipofílica e o sulfonato é hidrofílico. Duas variedades diferentes foram popularizadas, aquelas com grupos alquil ramificados (pouco biodegradáveis) e aquelas com grupos alquil lineares (biodegradáveis). É o detergente mais comumente utilizado na cozinha das residências.

 

  • Detergentes catiônicos

Detergentes catiônicos que são semelhantes aos aniônicos, com um componente hidrofílico, mas, em vez do grupo sulfonato aniônico, os surfactantes catiônicos têm como extremidade polar o amônio quaternário, são sais quaternários de amônio.

 

  • Detergentes não iônicos

Os detergentes não iônicos são caracterizados por seus grupos hidrofílicos não carregados (por exemplo, grupos das funções éter e álcool). Detergentes não iônicos típicos são baseados em polioxietileno ou glicosídeo.